Como receber o teto da aposentadoria?
O cálculo para saber qual valor do benefício será recebido pelo aposentado é feito de acordo com a média salarial recebida pelo empregado, dessa forma o valor será proporcional aos valores que foram destinados do salário para contribuição.
Contudo nem sempre o beneficiário receberá a integralidade do cálculo base da aposentadoria, isto pois, a depender da modalidade de aposentadoria escolhida existem regras que dão direito apenas a uma porcentagem do valor integral.
Mas existem algumas formas de receber 100% do valor do cálculo base da aposentadoria, são elas:
Regra dos pontos:
Nesse caso é necessário que o homem atinja 96 pontos e a mulher 86 pontos, essa pontuação advém da somatória entre o tempo de contribuição e a idade. Uma vez atingido esse valor, o trabalhador fará jus a aposentadoria com valor integral.
Aposentadoria especial:
Por lei o beneficiário irá receber a aposentadoria em sua totalidade.
Aposentadoria por invalidez:
A aposentadoria por invalidez, assim como a aposentadoria especial, dá o direito ao beneficiário de receber 100% do valor do cálculo base.
Aposentadoria por idade:
Nesses casos o beneficiário fará jus a 100% do benefício se contribuir por mais tempo do que os 15 anos exigidos. A cada ano a mais contribuído, sobe 1% no somatório total, que ao completar 15 anos tem início em 70%.
Essas são algumas das formas de receber o benefício da aposentadoria em sua integralidade, contudo é necessário sempre estar atento aos requisitos de cada modalidade de aposentadoria, bem como de pleitear pelo benefício que for mais benéfico ao segurado.
Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp, será um prazer orientá-lo!