Existem muitas situações em que as pessoas acabam tendo muito trabalho durante sua vida mas acaba não fazendo suas contribuições ao INSS, é o caso das donas de casa por exemplo. Mas sem contribuição é possível se aposentar?
Ouvimos por vezes caso de pessoas que dizem nunca terem contribuído ao INSS e terem se aposentado ao completar 65 anos de idade porém isso é um equívoco, visto que, não é uma aposentadoria e sim o Benefício Assistencial de Prestação Continuada, ou BPC-LOAS, também conhecido como Amparo Social que nada mais é do que a garantia de um salário mínimo mensal aos idosos com idade igual ou superior a 65 anos e as pessoas com deficiência que comprovem não possuir meios para se sustentar ou serem sustentado por sua família.
Nos casos dos segurados da Previdência Social, além de garantir o benefício de aposentadoria, também tem garantidos benefícios em situações como doenças, acidente, morte, prisão e maternidade.
Caso você nunca tenha contribuído ao INSS é possível começar a fazer de forma individual. O valor de contribuição para família de baixa renda cadastradas no CADúnico é de 5% do salário mínimo vigente e família que não enquadra como de baixa renda, a porcentagem sobe para 11%. O benefício a ser pago após 15 anos de contribuição será o valor do salário mínimo vigente. Mas caso queira receber mais que um salário mínimo é possível fazer contribuição de valor mais alto. 💲
Em relação ao BPC-LOAS, a Reforma da Previdência que está sendo discutida quer diminuir esse valor de um salário mínimo para R$ 400,00.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário ou entre em contato com o nosso nossos advogados especialistas no assunto, será um prazer orientá-lo! Fale conosco pelo WhatsApp através do telefone: 41 99270-1455.