Para evitar a propagação do novo Coronavírus no Brasil, o INSS anunciou mudanças para os segurados que pedirem o auxílio-doença.
As agências do INSS permanecerão fechadas. Por isso, todos os segurados que precisarem dar entrada no requerimento de auxílio-doença estão dispensados da perícia médica presencial.
COMO VAI FUNCIONAR?
Quem solicitar o auxílio-doença e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência, deve enviar o atestado médico pelo Meu INSS. O sistema pode ser acessado por aplicativo ou pela internet.
O segurado precisa ter o atestado médico na forma digitalizada e fazer o upload do documento. O atestado será recebido pela perícia médica que irá verificar se está tudo correto.
Aquelas pessoas que já fizeram o requerimento, também precisam enviar o atestado digitalizado pelo Meu INSS.
Caso o segurado tenha contraído o Covid-19, o requerimento do auxílio-doença também deve ser feito de forma virtual.
BPC SEM CADÚNICO
Para evitar que as pessoas saiam de casa o INSS também suspendeu a necessidade de cadastro no CadÚnico para receber o BPC.
Hoje, cerca de 470 mil pessoas aguardam a análise do BPC para pessoas com deficiência. Esses segurados que esperam pela resposta do INSS, poderão receber um adiantamento de R$ 200. Mas, a medida, para ser implementada, precisa de aprovação de projeto de lei que será enviado ao Congresso Nacional.
FUNCIONÁRIOS DO INSS SEGUEM TRABALHANDO EM CASA
O INSS informou que grande parte dos servidores vão trabalhar a distância na análise dos requerimentos. Nesse regime de trabalho remoto, os funcionários têm que cumprir metas de desempenho.
Com as agências fechadas, haverá um funcionário de plantão para esclarecer dúvidas sobre o Meu INSS por telefone ou e-mail.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho afirmou, numa apresentação que trata das Medidas do Grupo de Monitoramento Econômico dos Impactos da Pandemia do COVID-19, que 90 dos 96 serviços do INSS já podem ser requeridos e concedidos pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. Aqueles que dependem de perícia serão, excepcionalmente, atendidos remotamente caso a caso.
NÃO CAIA EM FAKE NEWS
Tem circulado pelas redes sociais informações falsas sobre os benefícios concedidos pelo INSS. Nós já falamos aqui sobre a suspensão da Prova de Vida anunciada como medida para evitar a que aposentados se exponham ao risco de contrair a Covid-19. Mas, se você precisa de outras orientações sobre os benefícios do INSS neste momento em que o país enfrenta a pandemia de Coronavírus, nós estamos à disposição para te ajudar.
Envie uma mensagem com a sua dúvida para o nosso WhatsApp: 41 99270-1455