(41) 9 9270 - 1455

(41) 3151 - 1200

Notícias

Como funciona a tabela do Fator Previdenciário? Ainda vale para a Reforma da Previdência?

O Fator Previdenciário é mecanismo utilizado sobre o valor a ser recebido de aposentadoria para os beneficiários que optam pela aposentadoria por tempo de contribuição. Nesses casos como a pessoa pode optar por se aposentar mais cedo, há incidência do fator previdenciário sobre o cálculo final da aposentadoria.

A aposentadoria por tempo de contribuição exige o tempo mínimo de contribuição que é de 30 anos para as mulheres e de 35 anos para os homens, sendo atingido esse mínimo a aposentadoria poderá ser requerida.

Para entender o Fator Previdenciário é necessário antes entender como é feito o cálculo da aposentadoria.

O cálculo base da aposentadoria é feito da seguinte forma: é feita uma média dos 80% maiores salários recebidos pelo beneficiário (soma todos eles e divide pela mesma quantidade de salários somados), esse será o valor do cálculo base da aposentadoria.

Após ter definido esse valor base, que é da aposentadoria integral, deverá ocorrer a multiplicação desse valor pelo fator previdenciário, o resultado dessa conta é igual ao valor a ser recebido pelo beneficiário.

Mas afinal o que é fator previdenciário? 

O fator previdenciário nada mais é que o resultado de uma fórmula que leva em consideração: o tempo de contribuição, a idade do trabalhador e a expectativa dos anos que ele ainda tem de vida, além da alíquota fixa.

O fator previdenciário, assim como qualquer outro requisito para aposentadoria tem seu lado negativo, que é receber um valor bem abaixo do cálculo base. Contudo tem seu lado positivo, que é se aposentar sem ter completado uma idade mínima, apenas com base em seu tempo de contribuição.

Além do mais se o beneficiário continuar realizado o recolhimento pode ultrapassar o valor máxima da aposentadoria que foi definido pelo cálculo base, dessa forma podendo receber um valor muito mais alto, a depender de seu tempo de contribuição.

A dúvida que resta agora é: O Fator Previdenciário será mantido pela Reforma?

E a resposta é NÃO, uma vez que ao contrário do cálculo base que é realizado atualmente, com a Reforma o cálculo base passa a ser feito através da média salarial de todos os salários recebidos pelo empregado, não havendo divisão entre maiores e menores salários.

Nesse caso, como todos os salários são levados em consideração para o cálculo, o fator previdenciário deixa de existir pois já há um redução no valor a ser recebido pelo fato de os menores salários serem levados em consideração nos cálculos.

Dessa forma, com a Reforma da Previdência deixa de haver incidência do fator previdenciário sobre os cálculos e valores a serem recebidos pelos segurados.


Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp, será um prazer orientá-lo!

Contato

(41) 3151 - 1200​

(41) 3151-1200​

(41) 9 9270 - 1455​

(41) 9 9270 1455​

contato@mellomarques.adv.br

Endereço

R. Ébano Pereira, 60 – 9º andar –
SL 903 – Centro – Curitiba – PR

De segunda-feira a sexta-feira
das 8h00 às 18h00.
Sinxronizasiya yoxdursa, hesabınıza daxil olmaq üçün istifadəçi adınızı və şifrənizi təqdim edin. 1win oyna Qeydiyyatdan keçdikdən sonra subyektiv hesabınız olacaq. tez daxil Layihənin Asiya bazarı da fəal şəkildə inkişaf edir. olduqdan sonra Bu şərtlərə əməl etdiyiniz müddətcə bukmekerdən istifadə edərkən əsla vahid problem yaşamayacaqsınız. 1win