Como funciona a Aposentadoria Especial?
A aposentadoria especial é benefício concedido aos trabalhadores que laboram em ambiente insalubre ou que oferece risco a integridade física. Essa modalidade de aposentadoria é concedida aos trabalhadores desde que a situação seja comprovada através de laudo técnico.
Requisitos para obtenção da aposentadoria especial:
A aposentadoria especial tem como principal benefício a redução no tempo de contribuição necessário a obtenção da aposentadoria, que pode variar entre 15 e 25 anos, além disso o valor da aposentadoria será de 100% do cálculo base.
Contudo para concessão desse benefício é necessário:
- Que o trabalhador exerça sua atividade profissional em ambiente insalubre ou de risco a integridade física;
- Que tenha contribuído por 15, 20 ou 25 anos, dependendo da modalidade de atividade exercida;
- Comprove que o ambiente em que a atividade era exercida era insalubre ou apresentava risco a integridade física, o que deverá ser feito através de laudo técnico, mais conhecido como PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).
Quais profissões dão direito a aposentadoria especial?
A aposentadoria especial não é benefício concedido apenas em função da profissão exercida pelo trabalhador, mas sim em razão da nocividade da atividade para a saúde, para a comprovação dessa condição é necessário um laudo conhecido como PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).
Contudo existem profissões em que a situação de exposição a agentes físicos, químicos e biológicos é inerente, nesses casos em quase 100% das vezes o benefício será concedido. São elas: médico, enfermeiro, metalúrgico, seguranças, vigias, frentistas, telefonistas.
Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp, será um prazer orientá-lo!