O tempo mínimo de contribuição é 15 anos, uma exigência do INSS para conseguir se aposentar por idade, a aposentadoria por tempo de contribuição ou até a aposentadoria especial.
Como saber se já atingi os 15 anos de contribuição?
As pessoas que completaram a idade mínima de 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres, a partir de 2011 devem contribuir por 180 meses, que equivale a aproximadamente 15 anos. Quem completou a idade mínima antes de 2011 pode contribuir com um pouco menos.
Se você ainda está com dúvidas, o primeiro passo é realizar a simulação de carência, pois é necessário saber exatamente quantos meses faltam para adquirir a aposentadoria. O ideal é que esse cálculo seja feito com o acompanhamento de um advogado especialista.
Com o tempo exato de carência em mãos, você poderá saber quanto tempo falta para continuar contribuindo, e assim ir somando os períodos de carência. Em alguns casos também é possível pagar as contribuições retroativas, que não foram pagas por um determinado tempo.
Como simular meu tempo de contribuição?
O INSS tem uma calculadora que serve para simular o tempo de contribuição. A ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos empregatícios do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar.
Clique aqui e simule você mesmo
Tem dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário ou entre em contato com o nosso time de especialistas no assunto, será um prazer orientá-lo! Fale conosco pelo WhatsApp através do telefone: 41 99270-1455, ou clicando aqui https://bit.ly/2GQIPw7