(41) 9 9270 - 1455

(41) 3151 - 1200

Notícias

5 razões para contratar um advogado para pedir aposentadoria

Chegou a sua vez de se aposentar e você deve estar se perguntando:

– Devo contratar um advogado para mexer com a minha papelada? Será que consigo fazer sozinho?

Esse é um momento importante na sua vida. Fazer tudo da forma correta é o que vai definir os seus rendimentos pelos próximos anos. Então, entre dar entrada no pedido de aposentadoria por conta própria ou pedir ajuda para um especialista, escolha o caminho que pode te trazer mais segurança.

Nós listamos 5 razões para você contratar um advogado previdenciarista na hora de fazer a solicitação do seu benefício. Depois de ler, é você quem poderá decidir o que fazer.

1 – Conhecimento e experiência

O advogado previdenciarista tem formação e experiência na área do direito previdenciário. Ele ou ela acompanha diariamente as mudanças na lei e conhece todos os passos para indicar a melhor alternativa relacionada ao tipo de aposentadoria e aos cumprimentos dos requisitos necessários para se aposentar.

Se você já perto desse aposentar, talvez já saiba que existe uma série de regras de transição. Elas são indicadas para que o trabalhador que se tornou segurado do INSS antes da reforma da previdência e estava perto de requerer o benefício, não precise esperar até atingir a idade e o tempo de contribuição estabelecidos pela nova lei.

Se você não conhece ou não entende muito bem sobre todas as regras, corre o risco de ter seu pedido negado. Por isso essa é a primeira razão para contratar um advogado na hora de se aposentar.  

2 – Cálculos mais exatos

O cálculo da aposentadoria pode ter muitas variáveis. Diariamente recebemos mensagens de pessoas que nos fazem perguntas parecidas com essa:

– Tenho 59 anos e trabalho com carteira assinada há 25 anos. Posso me aposentar?

A resposta é:

– Depende.

O cálculo da aposentadoria, para ser realmente vantajoso ao trabalhador, é muito mais complexo do que parece. É preciso saber se todos esses anos de trabalho foram mesmo computados pelo INSS e se houve algum tipo de registro de atividade de especial durante esse período, por exemplo. Também é importante saber se a pessoa que pretende ingressar com o pedido de aposentadoria tem como comprovar o tempo de contribuição.  

Os advogados previdenciaristas tem esses cálculos na ponta do lápis e podem organizar o seu pedido de aposentadoria de forma que você receba o benefício com um valor justo, de acordo com todo o tempo em que você contribuiu com a previdência social.     

Ter ajuda na hora de calcular o valor do benefício para não ter prejuízo é a segunda razão para contratar um advogado previdenciarista na hora de se aposentar.

3 – Advogado não enfrenta fila

Os advogados têm assegurado por lei o direito de serem recebidos nas agências do INSS durante o horário de expediente, independentemente de distribuição de senhas. Isso significa que nenhum advogado precisa esperar na fila pelo atendimento. Seja ela física ou virtual.

De acordo com o texto da Constituição Federal no artigo 133, o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.

Os advogados previdenciaristas atuam na proteção dos direitos previdenciários do cidadão. Desde 1994, o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil estabelece como direito dos advogados, a livre entrada em qualquer recinto em que funcione repartição judicial ou outro serviço público, o que inclui o INSS. Essa regra vale para quando o advogado precisar praticar ato ou colher provas ou informações úteis ao exercício da atividade profissional. O Estatuto diz ainda que, nesses locais, o advogado deve sempre ser atendido quando algum servidor ou empregado estiver presente, dentro ou fora do horário de expediente.

Sabendo do tamanho das filas e da demora no atendimento, esse é um bom motivo para contratar um advogado para lidar com a sua aposentadoria.  

4 – Equipe de apoio no escritório

Em geral os advogados atuam em escritórios que contam como uma equipe de apoio, formada por assistentes jurídicos que acompanham cada caso. Os pedidos de aposentadoria, bem como de qualquer outro benefício previdenciário, têm prazos estabelecidos pelo INSS para que seja dada a resposta positiva ou negativa.

Esse tempo de espera é quase sempre de muita apreensão por parte de quem fez o pedido. Quando o processo está nas mãos de um advogado, é ele e a equipe que trabalha com ele que têm a função de acompanhar os prazos.

Caso haja, por parte do INSS, o pedido de envio de outros documentos de comprovação, é a equipe do escritório que ficará responsável em lhe comunicar a necessidade de buscar mais informações.

O advogado e a equipe de apoio do escritório também podem ser muito úteis, caso o pedido de aposentadoria seja negado. Isso pode ocorrer mesmo que o processo seja feito por um profissional do direito previdenciário. Se o benefício for indeferido, os profissionais da área saberão a melhor forma de seguir com o processo, seja de forma administrativa ou judicial.

Estar amparado por uma equipe que entende tudo sobre aposentadoria é uma tranquilidade que justifica a contratar os serviços de profissionais da área para dar entrada no pedido de aposentadoria.   

5 –  Confiança

O compromisso com a ética profissional é fundamental em qualquer atividade. Em especial na área do Direito.

Os profissionais que atuam como advogados estudaram durante anos na universidade e passaram pelo Exame da Ordem dos Advogados do Brasil antes de se colocar à disposição da população na busca dos seus direitos.

É dever de todo advogado estabelecer uma relação de honestidade e confiança com quem procura ajuda pra resolver questões que envolvam as leis.

Se houver cobrança de honorários, a forma de pagamentos deve sempre ser combinada entre advogado e cliente antes do início de qualquer atividade ou serviço.

Agora é a sua vez de analisar e ver se para você é ou não interessante contratar um advogado para lidar com a papelada da aposentadoria. Se você ainda tiver dúvida, entre em contato conosco pelo Whatsapp (41)99270.1455

Contato

(41) 3151 - 1200​

(41) 3151-1200​

(41) 9 9270 - 1455​

(41) 9 9270 1455​

contato@mellomarques.adv.br

Endereço

R. Ébano Pereira, 60 – 9º andar –
SL 903 – Centro – Curitiba – PR

De segunda-feira a sexta-feira
das 8h00 às 18h00.
Open chat